Rugby Mundo
O Rugby no Mundo PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 32
PiorMelhor 
Escrito por Felipe Margem   
Qua, 21 de Janeiro de 2009 17:35

Hoje, nesta era em que todas as tendências apontam para união dos povos, o Rugby é o esporte que mais representa esta confraternização. O segundo esporte mais praticado do mundo, jogado em mais de 160 países, essa modalidade esportiva vem sofrendo melhorias há mais de cem anos. Com origens controversas, sabe-se que foi criado no Inglaterra e tem como suas principais potências os países de língua inglesa e os países europeus, merecendo destaque a Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Inglaterra e França.

Resultados dos principais torneios internacionais:

Tri Nations 2002
Campeão - Nova Zelândia (2º Austrália, 3º África do Sul)
Campeão em 2001 (Austrália)

6 Nações 2002
Campeão Invicto - França
Campeão em 2001 (Inglaterra)

Copa do Mundo de Rugby 1999, País de Gales.
Atual Campeão - Austrália (2º França, 3º África do Sul, 4º Nova Zelândia)
Copa do Mundo de Seven-a-side 2001, Argentina.
Atual Campeão - Nova Zelândia (2º Austrália, 3º Fiji, 4º Argentina)

Circuito Mundial de Rugby Seven-a-side 2001
Campeão - Nova Zelândia

 

Crescendo no Brasil desde que Charles Miller trouxe a primeira bola de rugby juntamente com a de futebol por volta do ano de 1894, defensores do esporte afirmam que o primeiro jogo de futebol do país, organizado pelo próprio Charles Miller, não teria sido jogado com os pés, mas sim com as mãos, em um jogo de Rugby Football (verdadeiro nome do esporte) que ocorreu em São Paulo e contava com a participação da colônia inglesa do local. Infelizmente para nós, amantes da bola oval, os entusiastas do Soccer Football, o futebol que conhecemos por aqui, ganharam a parada e o esporte desenvolveu-se de maneira vertiginosa, praticamente enterrando a modalidade do Rugby. Atualmente este esporte tão coletivo vem experimentando uma ascendência no quadro esportivo brasileiro, haja visto uma maior expressividade da seleção brasileira sub 19 e da seleção adulta da modalidade seven-a-side no cenário internacional. A mídia, ainda que timidamente, vem dando maior atenção ao esporte e com isso despertando a curiosidade de novos praticantes. Amador por excelência, o Rugby tem na união e amizade suas maiores forças de coesão entre os jogadoes, transformando-os em uma grande família de proporções mundiais, independente de cor, raça, credo ou bandeira. Quem pratica afirma que existe algo de mágico neste jogo que é capaz de hipnotizar os jogadores e faz com que eles larguem tudo em um domingo de sol para jogar uma partida, mesmo que seja contra o time reserva do clube.

Namoradas, esposas, estudo e trabalho são deixados de lado e uma grande festa é montada. Em todo o mundo o jogo é composto de "três tempos". Os dois primeiros ocorrem dentro de campo, uma verdadeira peleja, e o terceiro, do lado de fora. Trata-se do "terceiro tempo", que vem a ser uma confraternização entre os dois times adversários onde todas as contrariedades do campo são esquecidas e conhecimento, experiências, fofocas, presentes e abraços são trocados.

Nos países onde o Rugby já apresenta um maior grau de profissionalização e onde o esporte chega a ser o principal do país, as crianças recebem bolas ovais ao nascerem, assim como nossas crianças recebem a famosa "redondinha".

O esporte é jogado em escolas e universidades, gerando jogadores para clubes e futuramente seleções. Na Nova Zelândia, onde praticamente 90% da população masculina joga Rugby em algum nível e 100% da população do país acompanha os diversos campeonatos, o esporte evoluiu de tal forma que sua seleção, os "All Blacks", foi considerada imbatível durante anos a fio. De tamanha paixão surgiu o Rugby feminino, que vem cresendo em vários países e já conta com alguns times brasileiros.

Ver o Brasil como potência no Rugby ainda é uma utopia, mas a certeza da amizade e da coletividade deste esporte fará com que ele cresça e se transforme em uma nova mania do brasileiro, assim como a cerveja e o futebol. O espírito, acima de tudo, é o que move esses desportistas e este mesmo espírito deverá servir de estímulo aos novos praticantes e apreciadores do Rugby.

Última atualização em Qui, 22 de Janeiro de 2009 09:09
 


Banner

Próximo jogo:

 - 

 


 


 

 Último jogo:

02/09 - Niterói

Super 10 - Disputa de 9º lugar

 

Niterói/UFF 31 v 11 BH Rugby

 

      

 

  

NRFC - Niterói Rugby Football Clube

Copyright © 2017 NRFC - Niterói Rugby Football Clube. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.