História
Breve História das Entidades Dirigentes do Rugby Brasileiro* PDF Imprimir E-mail
Escrito por Matheus Moreira   
Qui, 22 de Janeiro de 2009 14:40

A UNIÃO DE RUGBY DO BRASIL

A União de Rugby do Brasil foi fundada em 6 de outubro de 1963 com o propósito de dirigir o rugby brasileiro. Como na época existiam apenas três equipes em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, constituídas em sua maioria por jogadores estrangeiros, os dirigentes não regularizaram a situação da entidade junto ao Conselho Nacional de Desportos. Assim sendo, durante nove anos, o rugby não contou com ajuda governamental, sobrevivendo apenas de doações particulares e de firmas estrangeiras. Realizar algo com recursos tão escassos não foi tarefa fácil. Mesmo assim, os dirigentes, durante todos esses anos, procuraram fazer várias promoções que divulgassem o rugby brasileiro. Em 1964, a União de Rugby do Brasil patrocinou o III Campeonato Sul Americano de Rugby em São Paulo. Em 1971, o Brasil participou do VI Campeonato Sul Americano realizado em Montevidéu. As dificuldades financeiras haviam impedido a participação brasileira nos IV e V Campeonatos Sul Americanos, realizados na Argentina e no Chile, respectivamente. Apesar da falta de verba, a União de Rugby do Brasil conseguiu organizar duas excursões de juvenis, à Argentina e ao Uruguai, em 1965 e 1969. Em 1972, o Brasil disputou o I Campeonato Sul Americano Juvenil de Rugby, realizado em Buenos Aires.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY

O crescimento do rugby brasileiro de 1963 a 1972 não comportava mais a ausência do apoio financeiro e material dos orgãos esportivos municipais, estaduais e federais. Assim sendo, os dirigentes da União de Rugby do Brasil providenciaram junto ao Conselho Nacional de Desportos a legalização da entidade. Para enquadrar-se nas leis desportivas em vigor, foi necessário fundar uma nova entidade e alterar o nome. Após a devida autorização, reuniram-se, em 20 de dezembro de 1972, o São Paulo Athletic Clube (SPAC), Guarapiranga Golf & Country Club, Nippon Country Club e Rio Cricket e Associação Atlética (futuro Niterói Rugby), para fundar a Associação Brasileira de Rugby. A ABR promoveu em 1973 o VII Campeonato Sul Americano de Rugby em São Paulo, e o Brasil participou dos VIII, IX, X e XI Campeonatos realizados no Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai, respectivamente. Em relação aos juvenis, a Associação Brasileira de Rugby patrocinou o IV Campeonato Sul Americano Juvenil de Rugby, em 1978, também em São Paulo, e o Brasil disputou o II, V e VI campeonatos, deixando de participar do III por falta de verba. Em 1989 o Brasil disputou o XV Campeonato Sul Americano no Uruguai, onde conseguiu importantes resultados como uma vitória sobre o Paraguai. Mais recentemente a ABR realizou no Rio de Janeiro, em outubro de 1999, o Campeonato Sul Americano de Rugby Sub 18 anos, e em 2000 foi disputado em São Paulo o I Campeonato Sul Americano de Rugby Série B.

Já presidiram a ABR os senhores:
Sydney Smith Junior (1973, 74, 75, 76)
Michael Stewart Norris (1977,78)
Rômulo Mariano Carneiro da Cunha (1979,80,81,82, 83)
Leon William Rheims (1984,85,86)
Jean Fracois Teisseire
Roberto de Magalhães Gouvêa (2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008)


O atual presidente é Aluisio Dutra Junior.

ABR - Associação Brasileira de Rugby

Rua Germaine Burchard, 451 - 5º and. - Sala 53 - Água Branca
05002-062 - São Paulo - SP - Brasil
Tel./Fax: +55 11 3864 1336
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(Bárbara Santiago (Babi) - secretária)

* a partir de texto publicado em "Rugby" orgão oficial da ABR de junho de 1985

 

 
História do Rugby Brasileiro PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 12
PiorMelhor 
Escrito por Matheus Moreira   
Qui, 22 de Janeiro de 2009 08:41




Em uma consulta ao livro de Tomás Mazzoni, “História do Futebol no Brasil” (Edições Leia, 1950) encontramos a afirmação de que o rugby foi introduzido no Brasil ainda no século passado: “O historiador Paulo Varzea afirma que o primeiro clube de esportes (terrestre e ao ar livre) fundado em 1875 pelos Srs. H.L. Wheatley, A. MacMillan, C.D. Simmons, Amaral, Robinson e Cox (…), recebendo posteriormente a denominação de Paissandú Cricket Clube. Foi esse o primeiro clube organizado no Brasil, mas a tentativa para a prática do futebol entre seus sócios durou pouco, contando-se mesmo o fato seguinte: familiarizado com o futebol, Oscar Cox mandou buscar em Londres uma bola redonda , por volta de 1896, mas teve que, por impropriedade do terreno para o ‘soccer’, aproveitá-la nos exercícios de ‘rugby’ do clube”.

Mazzoni segue dizendo: “O segundo clube surgido em terra carioca foi o do Clube Brasileiro de Futebol Rugby, o primeiro a cultivar este esporte no Brasil, fundado em 12 de setembro de 1891, pelos Srs. Alfredo Amaral Fontoura, Virgílio Leite, Oscar Vieira de Castro, Edwin Ral, Sidney Cox, Augusto Amaral e Luiz Leonel Moura, este jovem brasileiro, recém chegado da Inglaterra, onde fora educado no ‘Elizabeth College’, da ilha de Guernsey, no qual aprendera o ‘rugby’ e o futebol ‘soccer’. Foi por sua iniciativa que se introduziu no Rio o ‘rugby’, que logo encontrou adeptos, enquanto que o futebol ‘association’, tentado pelos rapazes do Clube Brasileiro de Cricket e reeditado por Moura, entre 1892 e 93, foi depois esquecido.”

Mas ao que parece, o rugby tinha outros amantes: Mazzoni, no mesmo livro, relata: “Em 1896, regressava dos Estados Unidos o Sr. Augusto Shaw, professor do Mackenzie College, que passou a desenvolver grande propaganda do Bola ao cesto e do rugby.”

Mazzoni também cita: “Além de futebolista, Charles Miller foi ‘cricketer’ famoso, consagrado tenista e temível ‘rugby player’. Em 1895 organizara o primeiro time de rugby em São Paulo.”

Contudo, o rugby começou a ser jogado regularmente no Brasil por volta de 1925. Neste ano, o Sr. Gordon Rule reuniu jogadores que moravam em São Paulo e que por acaso tivessem praticado esta modalidade de esporte. Cerca de 40 pessoas foram agrupadas em duas equipes que jogavam entre si nos fins de semana, no campo do Floresta e subsequentemente no do C.R. Tietê e no do C.A. Paulistano. Posteriormente, passaram a utilizar-se do Campo do São Paulo Athletic Club (SPAC) em Pirituba - o campo dos ingleses, como era chamado.

Neste mesmo ano, surgiram novas equipes em Santos e no Rio de Janeiro. Em maio de 1926, foi organizado o primeiro de uma série de jogos interestaduais. No dia 23, os cariocas venceram os paulistas por 23 a 3; na semana anterior, no dia 16, a equipe de São Paulo havia vencido a de Santos, no primeiro jogo entre as duas cidades. Um jogo interestadual foi de fato jogado em 1911 e alguns outros até antes, mas infelizmente não se tem dados a respeito dos mesmos.

Nesta época, os jogadores, na sua grande maioria, eram membros ou filhos da colônia inglesa; outros, em menor número, eram sírio-libaneses que haviam estudado na Inglaterra. No período compreendido entre 1926 e 1940, eram disputados anualmente uma ou duas partidas entre os quadros paulista e carioca. Esporadicamente, eram realizados jogos internacionais, como contra os Springboks (seleção da África do Sul) em 1932, e contra a Seleção Britânica em 1936, além de partidas amistosas contra equipes de tripulantes de navios que atracavam nos portos de Santos e do Rio de Janeiro.

Com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, os ingleses radicados no Brasil foram recrutados para servirem às Forças Armadas Aliadas. Com isso, o rugby perdeu seus principais adeptos no Brasil e deixou de ser jogado de 1941 a 1946.

Em 1947, os jogos voltaram a ser realizados, com menor frequência devido ao pequeno número de jogadores interessados. Tanto que, nesta época, eram disputados apenas jogos entre paulistas e cariocas; os santistas já não conseguiam reunir condições suficientes para formar um time. Em 1960, jogadores sócios do São Paulo Athletic Club (SPAC) passaram a jogar representando o clube, o que determinou a formação do Aliança Rugby Football Clube, constituído por jogadores ingleses, franceses, argentinos e alguns poucos brasileiros. Em 1961, o rugby ganhou mais uma equipe, o São Paulo Rugby Football Clube, composto por membros da colônia japonesa.

Já se fazia sentir a necessidade de ter uma entidade que dirigisse o rugby brasileiro, daí a idéia do sr. Harry Donovan fundar em 6 de outubro de 1963 a União de Rugby do Brasil, com sede em São Paulo. Em 1964, esta entidade patrocinou o III Campeonato Sul Americano de Rugby inaugurando o novo campo do SPAC em Santo Amaro - o Brasil foi vice-campeão. Este torneio trouxe novo impulso, surgindo então, pela primeira vez, a categoria juvenil com a formação das equipes do São Paulo Athletic Clube, Colégio Liceu Pasteur e Bertioga Rugby Clube.

Chegamos a 1966 e neste ano tivemos a realização da primeira partida entre duas escolas de ensino superior. Numa tarde chuvosa de outubro defrontaram-se as equipes da A.A.A. Oswaldo Cruz (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e A.A.A. Horácio Lane (Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie) em jogo válido pela tradicional MAC-MED, naquela oportunidade em sua 32ª edição.

Em 1970, o rugby voltou a ser jogado regularmente no Rio de Janeiro, mais propriamente no Clube Rio Cricket e Associação Atlética em Niterói: três anos depois seria fundado o Niterói Rugby Football Clube. Enquanto isso em São Paulo, a partir de 1971 começou a desenvolver-se lentamente o rugby infanto-juvenil. Em 20 de dezembro de 1972 foi fundada a Associação Brasileira de Rugby (ABR) substituindo a União de Rugby do Brasil e sendo reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos.

* a partir de texto publicado em "Rugby" orgão oficial da ABR de junho de 1985

Todos os Campeões Brasileiros de Rugby

1964 - SPAC
1965 - SPAC
1966 - SPAC
1967 - SPAC
1968 - SPAC
1969 - SPAC
1970 - São Paulo Barbarians R.F.C
1971 - São Paulo Barbarians R.F.C
1972 - FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes)
1973 - Medicina (Faculdade de medicina da universidade de São Paulo)
1974 - SPAC / vice - Pasteur
1975 - SPAC
1976 - SPAC e Niterói
1977 - SPAC
1978 - SPAC
1979 - Niterói / vice - Guanabara
1980 - Alphaville
1981 - Medicina / vice - Niterói
1982 - Alphaville / vice - FEI
1983 - Niterói e Alphaville
1984 - Niterói / vice - Alphaville
1985 - Alphaville / vice - Niterói
1986 - Niterói

1987 - Pasteur
1988 - Bandeirantes / vice - Niterói
1989 - Alphaville / vice - Niterói
1990 - Niterói
1991 - Alphaville / vice - Niterói

1992 - Alphaville
1993 - Rio Branco
1994 - Pasteur
1995 - Bandeirantes
1996 - Desterro / vice - Bandeirantes
1997 - Rio Branco / vice - Niterói
1998 - Rio Branco / vice - SPAC
1999 - SPAC / vice - São José
2000 - Desterro / vice - São José
2001 - Bandeirantes / vice - São José
2002 - São José / vice - Bandeirantes
2003 - São José / vice - Bandeirantes
2004 - São José / vice - SPAC
2005 - Desterro / vice - São José
2006 - Rio Branco / vice - SPAC
2007 - São José / vice - Rio Branco
2008 - São José / vice - Niterói
Última atualização em Qui, 22 de Janeiro de 2009 09:09
 


Banner

Próximo jogo:

 - 

 


 


 

 Último jogo:

02/09 - Niterói

Super 10 - Disputa de 9º lugar

 

Niterói/UFF 31 v 11 BH Rugby

 

      

 

  

NRFC - Niterói Rugby Football Clube

Copyright © 2017 NRFC - Niterói Rugby Football Clube. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.