Grandes Nomes: José Ricardo PDF Imprimir E-mail

No Zonal classificatório para o Brasileiro Adulto da 1ª Divisão, além da classificação conquistamos algo muito maior e valioso, conseguimos trazer para as quadras pessoas importantes do nosso clube, amigos que construíram a história do Niterói Rugby e que já vestiram o manto rubro-negro. Dentre eles, um dos nossos grandes atletas, José Ricardo. Segue a entrevista combinada na Festa Julina do Niterói Rugby.

                        

Fotos: Campeão Estadual de 1981 e Campeonato Brasileiro Master 2007.

NRFC: O que acha do Projeto "Grandes Nomes" do Handebol do Niterói Rugby?

José Ricardo: Fico orgulhoso em ser lembrado e de participar deste resgate histórico de nosso clube, pois realmente vivi talvez os melhores momentos em títulos do Niterói .

NRFC: Como foi o seu início no Handebol?

José Ricardo: Minha estória começou em 1967 quando entrei para o C E de Niterói e aprendi o handball com o professor Enéis, sendo que um ano depois o Ronaldo Goldoni iniciou como professor e como técnico do colégio.  Entre 1968 até 1973 ganhávamos todas as finais entre as escolas de Niterói e tínhamos no Liceu Nilo Peçanha nosso maior adversário (João e Maurício lá jogavam), no time joguei com Colin e Pedro que eram da minha turma do CEN e mais Roque, Marcelo, Michael, Acyr, Joberto, Luiz Cláudio, e outros amigos mais.  Fiz parte do time que tirou terceiro lugar em 1973 nos então Jebs em Brasília.

NRFC: Depois da época escolar como foi a sua trajetória esportiva?

José Ricardo: Passei para medicina na UGF e fiz todo o meu curso como bolsista integral jogando pela Universidade, fomos hexacampeões dos Jogos Universitários do Rio de Janeiro, participamos de vários torneios em São Paulo (Pinheiros , Sírio). Em todos os anos de universidade representei o Estado do Rio nos Jub`s, tendo conquistado três terceiros lugares e um campeonato brasileiro no Maranhão. Como participante do handball em clubes iniciei no clube Português de Niterói onde o grupo do CEN só ficou por um ano, mudamos para o Flamengo e conquistamos o tetracampeonato seguido. Resolvemos jogar em um time de Niterói, daí o Niterói Rugby. Agora éramos campeões de clubes pelo Niterói batendo em jogos emocionantes o Flamengo.

NRFC: Você também jogava Rugby? Como era a relação entre Rugby e Handebol?

José Ricardo: No rugby fui tetracampeão brasileiro, jogávamos no sábado e no domingo da mesma semana com os times em São Paulo, sendo que nas noites de sábado sempre saíamos para a farra e mesmo assim ganhávamos mais nos jogos de domingo. Viajei com Pedro, Colin e China (Ricardo Katsumi) pela seleção brasileira de Rugby para a Argentina e Chile, ficamos em terceiro lugar, perdemos da Argentina de lavada e do Chile com um placar mais apertado. Fui convocado duas vezes para seleção brasileira de handball, chegando a treinar em São Paulo nessa ocasião, porém pedi dispensa pois o curso de medicina não permitia conciliação com a concentração.  Sou sócio fundador do Niterói e praticava o rugby ao mesmo tempo que o handball. A formação do Niterói Rugby se deu com a concentração dos atletas do Rugby com os do Handball em um só clube.

NRFC: Você tem acompanhado os jogos de handebol do Niterói Rugby?

José Ricardo: Assisti ao jogo do time adulto recentemente e gostei , não assistia a mais de cinco anos talvez. Vejo que a falta de frequencia em jogos e falta de intercâmbio com equipes de outros estados talvez possa justificar as oscilações da equipe, porém a achei muito competitiva.

Um grande abraço, bom trabalho e muita sorte com essa equipe de guerreiros que com certeza honrarão o nome do glorioso Niterói Rugby.

José Ricardo

 

NRFC - Niterói Rugby Football Clube

Copyright © 2019 NRFC - Niterói Rugby Football Clube. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
RocketTheme Joomla Templates