Resposta da Enquete: Juvenil Tri - Brasileiro (89, 90 e 92). PDF Imprimir E-mail

Juvenil Masculino foi Tricampeão Brasileiro (89,90 e 92).

Sem dúvida alguma foi um período de ouro na história do handebol do Niterói Rugby. Tinhamos uma geração muito técnica e um grupo muito unido. O 1º título brasileiro juvenil foi em Niterói, campeonato realizado na quadra do Colegio Salesianos Santa Rosa.

Niterói Rugby Campeão Brasileiro Juvenil 1989

Em pé: João Medeiros (Presidente); Marcelo Tinôco; Klaus; Rodrigo; Pantera; Marco Paulo; Cotó e Brasil (técnico). Agachados: Chacrinha; Mauricio; Célio; Léco; Alfredo; Marcelo (Pulga) e Claudio (Dassa).

 

A FOTO do TÍTULO

Técnicos: Ronaldo Goldoni e Luiz Antônio Brasil. A foto está horrível, foi retirada de um jornal da época, quem possuir a foto original envie uma cópia para o e-mail: ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). Vou tentar identificar os atletas da equipe: Em pé: João Medeiros (Presidente do Niterói Rugby); nº10 Marcelo Tinoco (o craque da equipe e melhor jogador da competição); nº3 Klaus (Guerreiro); nº17 Pantera ( pivô e defensor de raça) ; Leco (infanto); nº13 Alfredo (jogador versátil, bom defensor); Cotó (o melhor goleiro do Brasil da categoria); Rodrigo (central, excelente potencial de finalização); o atleta com uma criança no colo é o Marco Paulo (melhor defensorda equipe). Agachados: Ao lado de Ronaldo Goldoni (de preto); Marcelo "Furúnculo" (reserva na ponta esquerda); Maurício "Chileno" (muito técnico, craque); Célio (armador e ponta direita, jogava muito); Gustavo "Guda" (central reserva, infanto); Marcelo "Pulga" (pivô inteligente e grande liderança); Dassa (goleiro rápido) e Chacrinha. 

Resultados: Niterói Rugby 32 X 24 Carajás (MA); Niterói Rugby 24 X 11 Olaria (RJ);Niterói Rugby W X O Monte Pascoal (BA); Niterói Rugby 31 X 13 Cruzeiro (SC); Niterói Rugby 21 X 11 Pinheiros (SP); Semifinal: Niterói Rugby 23 X 17 Mangueira (RJ); Final: Niterói Rugby 17 X 14 Pinheiros (SP). 

 

Niterói Rugby Bicampeão Brasileiro 1990 

Em pé: Renato "Boca Mole"; Carlos; Luciano; Célio; "Meinha" (massagista emprestado do Aruc); Marcelo "Boi" (considerado o 2º melhor jogador da competição), Marcelo "Pulga" e Vladilson "Chacrinha" (técnico). Agachados:  Cotó; Gustavo "Guda"; Klaus (um monstro); Evandro e Marcelo "Furúnculo".

A competição foi realizada em Aracajú (SE), fomos de ônibus comum e sinceramente não havíamos treinado muito. Porém, contávamos no elenco com seis campeões brasileiros (muita experiência). Fomos crescendo durante a competição.

Na 1ª fase nos classificamos para as semifinais em  2º lugar na chave, com um empate frente a equipe de Pernambuco, uma derrota para Chapecó e uma vitória contra a equipe do ARUC (DF). Na semifinal pegamos o favorito E.C. Pinheiros, no 1º tempo estávamos perdendo por seis gols de diferença e os caras começaram a tirar onda. Lembro que estavam filmando o jogo e  no início do 2º tempo até desligaram a câmera. Chacrinha (técnico), arriscou tudo e mandou marcar 4+2, saindo nos dois armadores da equipe. Fomos tirando a diferença aos poucos e empatamos no último minuto, ainda tivemos a chance de vencer a partida no sete metros que o Klaus perdeu (o único 7m perdido por ele naquela competição), faltando 3 segundos  para terminar o jogo.  Na prorrogação deu Niterói Rugby, na RAÇA.

A final foi contra Chapecó, equipe técnica e estruturada. Chapecó, na época, era a melhor equipe adulta do país e alguns desses juvenis treinavam nessa equipe.  Mas não deu pra eles e devolvemos a derrota da fase classificatória pelo mesmo placar:  Niterói Rugby 23 X 22 Chapecó. Bicampeão Brasileiro. Lembro que todas as equipes voltavam para o alojamento no mesmo ônibus, a galera do Niterói zoando tudo, cantando todas as músicas possíveis, inclusive: "Ei paulista vai tomar no ...", os caras enfiaram a viola no saco e ficaram quietinhos.

 

Niterói Rugby Tricampeão Brasileiro 1992

Em pé: Tunico (armador direito canhoto, força pura, porrador); Chacrinha (Técnico); Vinicius (gande goleiro); Bernardo (um dos maiores marcadores do Niterói Rugby, até ali Bruno Souza era o irmão do Bernardo); Evandro (já na ponta direita); Marcio; Guda (capitão e grande líder). Agachados: Fabrício (um dos melhores jogadores do Niterói, ainda infanto); Gustavo "Lobisomem"; Saulo (pivô de força, ainda na ativa); Bruno Cunha (pura raça); Sandro; Manoel (muita técnica); Alemão (eleito o melhor jogador da competição) e José Guilherme "Zeca" (jogador de personalidade marcante). Não estão na foto o pivô Carlos e o goleiro Roberto, que não jogou por ter sofrido um acidente de carro antes do início da competição, o título foi dedicado a ele.

Pode parecer que surgiu uma nova geração, do nada, no Niterói Rugby. Não é verdade!! Da equipe que conquistou o 1º Título Brasileiro Juvenil em 89, apenas o Capitão "Guda" fazia parte do título de 92. Guda, Evandro e Carlos (que não está na foto), apenas três atletas da equipe de 92 estavam na conquista de 1990. Contudo, grande parte desse grupo fez a final do Brasileiro de 1991, em Cambé (PR). A competição foi por pontos corridos e se tivéssemos vencido o último jogo, contra a equipe da casa, teríamos conquistado o título Brasileiro. O Niterói Rugby perdeu pelo placar mínimo e foi a única equipe que venceu Maringá (PR), campeão da competição.

Vale ressaltar que naquela época, no Brasil, a categoria juvenil era até 19 anos. Em Dezembro de 1991, na cidade de Iporã (PR), o Niterói Rugby participa, pelo que me consta, da sua única competição internacional de caráter oficial. Estava em jogo o título Sul-americano de clubes da categoria juvenil (18 anos). Participaram dessa competição River Plate (ARG); Niterói Rugby (BRA); Iporã (BRA); Seleção de Montevidéo (URU), Sociedade Alemã de Ginásia (ARG) e mais uma equipe do Paraguai. A competição foi por pontos corridos e o Niterói Rugby ficou em 3º Lugar, atrás das duas equipes argentinas. Campeão River Plate (base da seleção argentina). Veja a equipe tricampeã brasileira se formando.

Em pé: Vladilson "Chacrinha";Tunico; Carlos; Evandro; Bernardo; Alemão e Roberto. Agachados: "Topeira"; Guda; Filipe "Fiu"; Sandro; Manoel e Marcio. Não estou na foto (Luciano Peçanha), mas estava de auxiliar técnico. Eu tenho o DVD da disputa de 3º lugar. (quem quiser...).

Outro feito desse grupo foi a participação de alguns atletas comandados pelo Profº Brasil, técnico da  seleção estadual, que foi disputar em julho de 1992 o Torneio de Teramo (ITA), maior competição aberta de handebol do mundo, onde participam equipes e seleções nacionais. A base dessa equipe estadual era formada por atletas do Niterói Rugby: Roberto (goleiro); Alemão (ponta esquerda); Bernardo (armador esq.); Tunico (armador dir.); Evandro (ponta dir.) e Bruno Cunha (pivô). Eram 64 equipes representando 40 países na categoria (19 anos). Oito chaves com 8 equipes cada, só classificava para as quartas-de-finais o 1º colocado de cada grupo. A seleção estadual eliminou seleções da França, Hungria, Suiça e venceu a semifinal contra a Polônia pelo placar de 11 X 8. Fomos derrotados na final pela seleção italiana por 7 X 5. Maior feito de uma seleção carioca em todos os tempos.

Depois de toda essa bagagem, fica mais fácil conquistar um título nacional. Em novembro de 1992, novamente a competição foi em Niterói, no ginásio do Colégio Salesianos, nossa "La Bombonera", teve início a competição nacional mais importante da categoria. Estavam presentes no brasileiro os clubes: Sagrada Família (AL); Asfub (DF); Coríntians de Santa Maria (RS); Tubarão (PR); Maringá (PR); Petropolitano (RJ); Sírio (SP) e Niterói Rugby (RJ). Na final do Brasileiro, casa cheia, o Niterói Rugby venceu a equipe de Maringá (PR) pelo placar de 21 X 17 e se sagrou Tricampeão Brasileiro Juvenil. Nessa época, eramos a 1ª equipe no Ranking Brasileiro Juvenil e 3ª no Junior. Alexandre Kovacs (Alemão) foi eleito o melhor jogador da competição.

Não para por aí, sabe aquela equipe juvenil de 1989? Pois é, ganhou o título Junior. Vamos contar essa história futuramente.

TRI-------89----90----92------!!!!!!!!!!

 

NRFC - Niterói Rugby Football Clube

Copyright © 2019 NRFC - Niterói Rugby Football Clube. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
RocketTheme Joomla Templates