Bicampeão Estadual 1982 PDF Imprimir E-mail

Campeão Estadual 1982

“O Fluminense” domingo, 5 de setembro de 1982

Niterói Rugby é bi e base da seleção estadual.

Fundado em dezembro de 1973, o Niterói Rugby somente ficou conhecido em 81, quando levantou pela primeira vez o título estadual de handebol, jogando contra equipes de clubes famosos como o Flamengo. Este ano, novamente campeão, a equipe niteroiense começa a aparecer no cenário do handebol do Rio de Janeiro e do Brasil.

No princípio, eram apenas alguns rapazes querendo praticar um esporte sem muitas competições e sem divulgação. E como em Niterói não havia sequer um clube em condições que praticasse handebol em nível de competição, a maioria foi para o Flamengo e alguns ficaram no Clube Português.

Depois de algum tempo, como todos moravam e estudavam na cidade, uma reunião foi convocada e ficou acertada a fundação de um clube de handebol em Niterói, para desenvolver o esporte na cidade e fixar os jogadores locais. E o resultado é o Niterói Rugby, bicampeão do Estado do Rio de Janeiro.

O primeiro ano de disputa e existência do Niterói Rugby foi em 81. O título foi conquistado, mais ainda faltava muita coisa. Hoje, o clube está registrado e começa a fazer um trabalho de base com divisões inferiores, que, segundo o técnico Ronaldo Goldoni, é um trabalho pioneiro: “Sempre aos sábados pela manhã, no Mini Gay-Lussac, em São Francisco, são realizadas as reuniões e os treinos com os interessados. Esse trabalho é essencial, pois é com ele que vamos formar as categorias inferiores para disputar os campeonatos.”

No Niterói Rugby os sócios que sustentam o clube e o time de handebol são os próprios jogadores, treinadores e os dependentes familiares, que assim ajudam no aumentam de receita. O clube, apesar de registrado, ainda não tem sede, o que deverá acontecer até o final do ano.

E todo o clima esportivo dos jogadores e dos técnicos do Niterói Rugby é completado pela parte social, como explica o treinador bicampeão estadual: “É sempre uma festa. Estamos competindo, mas o lado social está sendo desenvolvido. Por isso, é importante  o fato  de sermos todos moradores na cidade. O apoio de alguns clubes em Niterói, para que a equipe fizesse seus treinos não faltou. Os treinos eram realizados no Marília Matoso, no Centro Educacional de Niterói e no Gay-Lussac. Com o título, os jogadores dedicam uma parte dele a essas escolas, que contribuíram com seu espaço para esse sucesso.”

João Batista, um dos jogadores do Niterói Rugby, acha o seu clube uma entidade inteiramente niteroiense e com o fato único no esporte do Estado do Rio de Janeiro: é um time vitorioso, pois só no handebol é que  Niterói  tem expressão no panorama brasileiro: “O handebol é o único esporte de Niterói que está vencendo suas competições e elevando o nome da cidade. Temos muitas dificuldades, vamos competindo por amor ao esporte, no maior amadorismo. Estamos lutando juntos pelo Niterói Rugby, absolutamente por amor.”

Na Categoria masculina, o Niterói Rugby já vem treinando, para as futuras competições, jogadores na categoria infantil, infanto juvenil, juvenil e adulto. No feminino, somente o juvenil, com possibilidades de, num futuro próximo, também começar a treinar jogadoras para o infanto juvenil e infantil.

A sede do Niterói Rugby ainda não existe, mas o clube já está registrado na Federação de Handebol do Estado do Rio de Janeiro. A procura pela sede está sendo feita, mas o local ideal ainda não foi encontrado. Agora a procura será mais intensa, pois terminou o Campeonato Estadual e haverá mais tempo para isso ser feito. Além do handebol, o Niterói Rugby também disputa o Campeonato Estadual de Rugby, junto com o Rio Rugby, Guanabara Rugby A e B. Quando joga em Niterói, seus jogos são realizados no Rio Cricket, sempre com uma boa presença de público. Entretanto, no Rugby, a equipe ainda não teve muita sorte e este ano, perdeu o campeonato para o Rio Rugby.

Os Jogadores

Em pé: Maurício, José Ronaldo, Roque, Marcelo Coelho, Serginho, João, Nardino e Yan (Presidente); Agachados: Ronaldo, Marquinho, Zé Ricardo, Renato, Bené e Pedro. Não estão na foto: Chiquinho e Acyr.

Treze jogadores compõem o elenco do time de handebol bicampeão estadual do Niterói Rugby, a maioria ainda estudando. O técnico é Ronaldo Goldoni, professor de Educação Física e professor do Centro Educacional de Niterói. Foi escolhido para ser o treinador do Niterói Rugby por seus métodos sempre atualizados sobre o handebol. Quando dirigia a equipe de handebol do CEN, nos campeonatos estudantis, venceu a maioria.

Acyr é estudante universitário, cursando a Gama Filho; Renato estuda Direito na UFF; Serginho estuda Economia na Suam; Zé Ronaldo é comerciante em Niterói; Chiquinho estuda Economia na UFF, Zé Ricardo é Médico; Benedito estuda engenharia na UFF; Marcelo Nardino é professor de Educação Física, Marcelo Coelho é Engenheiro; Roque é Arquiteto; João Batista é Construtor; Maurício trabalha em Administração de Empresas; e Pedro estuda Direito na UFF.

E numa demonstração que o time do Niterói Rugby de handebol é mesmo o melhor do Estado do Rio de Janeiro, oito dos seus jogadores foram convocados pelo técnico Ronaldo Goldoni para servirem a seleção do Rio, que, a partir do dia 24 deste mês, começa a disputar a fase classificatória do Campeonato Brasileiro de Handebol. Os jogadores convocados do Niterói Rugby são: Serginho, Zé Ricardo, Marcelo Nardino, Benedito, Pedro, João Batista, Roque e Renato.

 

NRFC - Niterói Rugby Football Clube

Copyright © 2019 NRFC - Niterói Rugby Football Clube. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
RocketTheme Joomla Templates