PEDRO LUIS DE SOUZA MIRANDA CARDOSO PDF Imprimir E-mail

Pedro Cardoso, também conhecido como Pedrão (apesar de ser baixinho, cerca de 1. 67m) ou Pe-pedro (uma gozação com sua gagueira), foi, sem dúvidas, um dos maiores jogadores de rugby e handball do Brasil de todos os tempos.

Atleta completo, desde cedo Ppedro se destacava em vários esportes e foi campeão infantil de atletismo (nos 100m rasos) e basquete (jogando de armador). Começou a jogar rugby nos primeiros anos do Niterói Rugby e participou dos primeiros títulos do Campeonato Brasileiro do clube. Jogando de primeiro centro, a linha do Niterói formada também com Zé Ricardo, Colin Turnbull, Maurício Escremento e Ian Turnbull fez história no Rugby Brasileiro.

Além de jogador, Pedro foi também presidente do Niterói Rugby e sempre lutou para o crescimento do clube.
Ppedro era craque também no handball e foi um dos fundadores do Niterói Rugby Handball em 1980. Extremamente ágil e veloz, foi um dos heróis do Bi-Campeonato Estadual em 82. Diversas vezes convocado para a Seleção Brasileira de Handball, muitos ainda se lembram de como entortava os adversários e enlouquecia os goleiros saltando da linha de fundo para o meio da área na hora do arremesso.

Um dos maiores jogadores de rugby do Brasil, Pedro Cardoso - que passou a jogar na posição de abertura posteriormente - foi capitão do Niterói Rugby durante anos. Foi convocado diversas vezes para a Seleção Carioca e para a Seleção Brasileira. Disputou o VIII Campeonato Sul Americano de Rugby, realizado no Chile em 1979, e foi o herói de uma histórica vitória sobre o Paraguai. Nessa ocasião,Ppedro foi o único jogador brasileiro a ser convocado para os Jaguars, seleção da América do Sul, de jogadores argentinos (maioria), uruguaios e (poucos) chilenos e paraguaios. Foi reserva do lendário abertura Hugo Porta, o maior jogador de rugby da Argentina de todos os tempos, numa excursão para a África do Sul.

 

Em 1985, após um intervalo de vários anos, uma seleção brasileira adulta foi convocada novamente. Estavam todos os jogadores juntos para a apresentação do novo treinador, um francês chamado Alan Baquet, e assim que ele chegou perguntou: "Quem é Pepedro Cardoso" - de quem ele ouvira falar dos Jaguars. "So-sou eu", Pedro respondeu, e os dois sairam para uma sala reservada. Meia-hora depois ambos voltam e Alan Baquet declara: "Este é o capitão da seleção, qualquer coisa que vocês precisarem saber dirijam-se a ele". Essa seleção foi que disputou a histórica partida contra a Seleção Principal da França no Rio Cricket em Niterói, no qual o Brasil fez 9 pontos, três deles de Pedro Cardoso.

Grande companheiro, bom de bola e de copo, Ppedro desequilibrava qualquer partida, sobretudo quando chegava no campo de mau-humor, com cara de ressaca. Hábil como poucos, pegava a bola, fintava o primeiro, o segundo, o terceiro, e depois, solidário, passava para um companheiro fazer o try. Muitos se recordam de um jogo em que fez dois adversário baterem de frente um com o outro ao tentarem pegá-lo.

Não importando o quão duro o jogo tivesse sido ou quão animado fosse o terceiro tempo, no dia seguinte o advogado Pedro Cardoso estava nas barcas de Niterói às 7 da manhã, barbeado e de terno, indo para o Fórum do Rio de Janeiro.

Porém, teve um adversário que nem Ppedro conseguiu driblar. Final de 1985, numa festa do Niterói Rugby em Itaipu, Ppedro foi levar a namorada para casa de moto. Depois de deixar a moça em casa, no entanto, ele decidiu voltar para a festa. No meio do caminho sua moto cruzou a pista e bateu de frente com outro carro. O Niterói Rugby perdeu seu abertura, capitão e grande amigo. E um dos maiores atletas que já tivemos a honra de ter.

 

NRFC - Niterói Rugby Football Clube

Copyright © 2017 NRFC - Niterói Rugby Football Clube. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
RocketTheme Joomla Templates